Criando meninos
Estamos em um momento onde há diversas transformações acerca da educação de nossas crianças, inclusive sobre nossos meninos. Nesse trabalho, serão abordados alguns trechos da obra “Criando Meninos” de Steve Biddulph e serão feitas algumas análises e discussões com base em pesquisas bibliográficas de outros autores, para que assim se possa chegar a um concenso sobre o tracho especificado.
A obra, tal como seus trechos, nos farã observar muitos aspectos inteiramentos novos do entendimento do que é ser menino. Está no contexto da mesma a explicação dos três primeiros estágios distintos do desenvolvimento. Em seguida, ela examina os poderosos efeitos dos hormônios masculinos sobre a psicologia dos meninos e vê como podemos ajudá-los a lidar com as ondas do desenvolvimento. Também fala das importantes descobertas acerca de como o cérebro dos meninos é vulnerável e discute meios de desenvolver melhor suas habilidades de comunicação. Há ainda algumas histórias e idéias sobre o importante relacionamento entre mãe e filho, a posição vital do pai e mostra como as escolas podem melhorar sensivelmente. Examina o esporte, que se tornou um verdadeiro risco, apesar de tão bom para os garotos. Também fala dos meninos e sexo. E em última instancia, vê algumas maneiras pelas quais toda comunidade pode dar apoio aos meninos para que se tornem homens capazes de se autoconhecerem e que respeitam a sociedade em geral.
DISCUSSÃO
O autor cita:
“Os filhos aprendem sobre sentimentos observando o pai e outros homens. Eles precisam ver você demonstrar todos os quatro sentimentos básicos:
Tristeza – pela morte de alguém ou por um desapontamento.
Raiva – pela injustiça ou por alguma coisa errada.
Alegria – quando tudo vai bem.
Medo – quando há perigo à vista.”
Este parágrafo nos mostra claramente como nossos meninos aprendem os sentimentos todos a partir da observação do seu mentor paterno e/ou qualquer outra figura do qual ele possa expressar e copiar suas