Criacionismo e evolucionismo
Criacionismo x Evolucionismo
A origem humana até hoje é estudada para entender como o homem surgiu na terra.
As principais teorias são o Criacionismo e o Evolucionismo.
O Criacionismo consiste na teoria de que Deus criou o universo, o nosso planeta e todas as formas de vida. Que Adão e Eva foram criados para darem continuidade a humanidade e que uma enorme catástrofe chamada de “dilúvio do Gênesis” extinguiu algumas espécies de plantas e animais, enquanto outras sofreram mutações, assim como descrito na bíblia. Os criacionistas reconhecem o desenvolvimento e as modificações das espécies, mas com limitações.
Já os evolucionistas, assim como o cientista Charles Darwin, acreditam que a vida é um longo processo de evolução e que a origem humana começou na água. Um pequeno organismo se formou e desenvolveu-se até chegar em terra firme. Depois de muitas pesquisas, conclui que todo ser vivo compartilha de um ancestral comum. A luta pela existência e adaptação ao ambiente influenciou na transformação e evolução dos seres.
O que causou revolta da igreja e da sociedade criacionista sobre Darwin, foi a afirmação de que o homem é descendente do macaco, sobrepondo que é uma “degradação” afirmar que o homem é uma evolução de um animal.
Hoje em dia para muitos o Evolucionismo faz mais sentido, pois o grande questionamento é se Deus existiu ou não e se ele foi capaz de criar tudo e todos. Para outros, o Criacionismo é mais sensato. Pois a religião “impõe” a crença na Bíblia ou até mesmo somente na existência do criador que é passada de geração à