CRIA O E MANEJO DE EQUINOS
Engenharia Agronômica
“CRIAÇÃO E MANEJO DE EQUINOS”
São Luís de Montes Belos- Abril de 2015.
Prof.ª Msc. Bruna Paula Alves da Silva
Disciplina: Zootecnia Geral
Acadêmicos:
Adriel Lopes Bourscheid
Carlos Leonardo Lemes Resende
João Rodrigues D’ Matta Netto
Rafael Lourenço da Silva
Rodrigo Reis Cruz Xaveiro
Ruiter Vieira da Silva
Woshington Martins Silva
Introdução:
O cavalo é um mamífero da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus.
Em três momentos o cavalo foi introduzido no Brasil: a primeira leva veio em 1534, na Vila de São Vicente; a segunda foi em
Pernambuco em 1535; e a terceira foi na Bahia.
São animais que têm como principal alimento o capim, mas também podem se alimentar com ração. Bebem em média 60 litros de água por dia.
MANEJO
Cuidar de um cavalo é uma actividade que requer grande responsabilidade. Uma boa solução para o animal é passar parte do dia ao ar livre, em que se mantém em prática mesmo que não seja incitado a fazer exercício e outra parte do dia no estábulo; assim, o cavalo torna-se mais fácil de montar do que se estivesse todo o dia encerrado. Deixar o cavalo sempre ao ar livre ou sempre no estábulo são outras opções. No primeiro caso é necessário ter uma pastagem abundante, uma fonte de água fresca e abrigo contra o mau tempo do Inverno e os insectos no verão; nestas condições deve ser dado ao cavalo um complemento alimentar pois apenas a pastagem não é suficiente para manter o cavalo em forma. No caso do cavalo estar encerrado é preciso evitar o tédio visto que o cavalo não está no seu ambiente natural e é também essencial que o tratador entenda a psicologia do cavalo.
• Manter um cavalo a Penso
O penso ou pensão é a alternativa para quem não pode ter os cavalos em casa. Para isso é necessário encontrar um centro onde tratem cavalos e onde haja pessoal experiente. Existem 5 sistemas de penso:
O penso completo, em que se paga a alguém para fazer tudo o que for