Alimentação Cavalo Atleta
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
MARIA EUGÊNIA GAYA MAÇANEIRO
CONDIÇÕES DE UM VERDADEIRO ATLETA
FLORIANÓPOLIS
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
MARIA EUGÊNIA GAYA MAÇANEIRO
CONDIÇÕES DE UM VERDADEIRO ATLETA
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina de Introdução a Metodologia Científica para obtenção do Diploma de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientador: Prof. Renê Birochi
FLORIANÓPOLIS
2013
RESUMO
Este trabalho visa a saúde do equino usado para esportes e lazer humano, principalmente aquele destinado à corridas longas ou curtas, onde exige esforços maiores do animal, investindo assim, na alimentação, limpeza e criação.
Com a alimentação deve-se ter uma maior atenção, procurando sempre um manejo adequado, pois é através dela que o animal recebe as fontes de energia e elementos que precisa para realizar o exercício, fornecendo os aspectos básicos de que o cavalo tem necessidade, e consequentemente exigindo menos de sua condição física.
Para o sucesso desse objetivo é necessário conhecer melhor o corpo, como partes da musculatura e esqueleto do equino. Pois as características de um cavalo atleta são muito diferentes de um humano atleta, observando que de quem se exige mais e de quem precisa maiores cuidados é o equino.
Levando em conta, também, que as indústrias tem gastos maiores com a alimentação, do que com outros elementos necessários para a criação e treinamento de um cavalo atleta. Sendo assim, o não aproveitamento da alimentação e mau manejo da criação, desfavorece o desempenho final na atividade a qual o animal é submetido, prejudicando a economia de quem cria esses atletas, e também, a saúde e longevidade do animal.
Palavras-chaves: Cavalos, Atleta, Cuidados,