Cavalos
ALIMENTAÇÃO DE CAVALOS ATLETAS:
Animais Atletas realizam trabalho muscular.
Para isto necessitam em 1°lugar energia adicional,e com perdas grandes de suor, também aguas e etrócitos.
De um animal sem predisposição ou condicionamento físico é impossível conseguir realizações extremas por mais energia, nutrientes, princípios ativos e manipulações alimentares que se tente. Por outro lado, erros na alimentação podem prejudicar o rendimento sensivelmente. A alimentação não faz milagres,mas como uma alimentação deficiente,assim bons animais não obtenham o resultado esperado.
As exigências do metabolismo em animais atletas são diversas.De animais de corrida e de salto se esperam realizações,máximas num período curto de tempo,enquanto que nos enduros provas mais variadas(evento de 3 dias) exigências submáximas durante um tempo prolongado estão e 1° plano.
Animais de corrida e Salto:
As realizações dos cavalos de corrida e de salto são determinadas pela capacidade do seu aparelho circulatório e respiratório,se estado hematológico,assim como da intregridade do seu sistema muscular e esquelético. Átraves de treinamento.o rendimento dos distintos órgãos e tecidos (fomento da perfusão sanguínea e da atividade enzimática, síntese e utilização rápida das reservas de glicogênio na musculatura e no fígado, eventualmente formação de massa muscular adicional) é mantido ou melhorado. A alimentação cria a base necessária para estes processos.
FORMAÇÃO DA RAÇÃO
A necessidade em Ed para cavalos de corrida ate hoje só pode ser documentada por dados empíricos. Segundo vários levantamentos, animais para corrida de trote e galope durante o tratamento e na época de corridas necessitam diariamente cerca de 12º MJ Ed. A necessidade dobrada com relação a manutenção não pode se explicada somente pelo aumento no metabolismo durante as corridas relativamente curtas (veja tab. 28.). Parece que pela excitação geral também há um aumento no metabolismo