Crença e fé
Crença
Em filosofia, mais especificamente em epistemologia, crença é uma condição psicológica definida pela sensação de veracidaderelativa a uma ideia, a despeito de sua procedência ou possibilidade de verificação objetiva. Logo, pode não ser fidedigna àrealidade e representa o elemento subjetivo do conhecimento. Pode também ser entendida como sinônimo de fé e, assim como qualquer manifestação de fé, acompanhada de absoluta abstinência à dúvida, pelo antagonismo inerente à natureza desses fenômenos psicológicos e de lógica conceitual. Ou seja, tendo a fé/crença, é impossível duvidar e crer ao mesmo tempo. A crença religiosa é um dos pilares do monoteísmo (judaísmo, cristianismo e islamismo). Mais exigente no segundo, devido ao dogma do único caminho e única verdade atribuídos a Jesus de Nazaré. Já a doutrina de Maomé admite o judaísmo e o cristianismo como religiões verdadeiras, embora obsoletas em relação ao Islã. Posteriormente teólogos islâmicos admitiram ozoroastrismo na lista.
Segundo a teologia cristã e muçulmana, a ausência de fé nos preceitos da religião garante ao infiel a danação eterna após a morte na forma de permanência irrevogável de sua alma no Inferno.
-------------------------------------------------
Conceito
A crença pode ser considerada uma sottomissione voluntária a uma verdade maior, simples indiscutível como "provado" e, portanto, não sujeito às decisões da razão. Na total confiança naverdade da revelação contida nos textos sagrados e nos depoimentos dos profetas, como verdadeira "Palavra de Deus". Como tal, a palavra de Deus é a maior expressão de cada possível objeto de crença possível para o homem, expresso na "religião" que traz na alma humana.
-------------------------------------------------
Fé
Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia1 ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta