Sociedade e Religião A crença da cura pelo toque através da Fé
E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva [...] Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal [...] E ele (Jesus) disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.(Marcos 5: 23 28,29 e 34).
Dentre várias civilizações o homem sempre teve a necessidade de ligar-se ao sagrado, ao mítico seja na busca do entendimento do mundo ou para enfrentar as dificuldades que a vida apresenta em paralelo a crença na cura através do toque e da fé atravessa gerações.
O homem de forma geral sempre teve crença no poder da magia (para o bem ou para o mal), há muito exemplos de curas em que se observa o processo psico-fisiologico agindo na cura, ou na morte, em várias regiões do mundo há relatos de morte por enfeitiçamento, por magia; um individuo que se sabe objeto de algum mal, acredita por suas tradições que está condenado, seu grupo social compartilham desta mesma certeza, e afasta-se deste conjurado e o exclui, deixando à margem, este condenado acredita em seu triste fim, cede ao imenso terror e seu físico não resiste à exclusão da sua personalidade social.
A esperança na cura depositada em um xamã, líder espiritual é uma alternativa encontrada por muitos desenganados, muitos destes indivíduos vê nas histórias de outro a possibilidade de sucesso para si, no exemplo do outro não há muita razão para duvidar de certas práticas mágicas, no entanto, para que ela ocorra é necessário que se acredite no feiticeiro e suas técnicas; que o doente também acredite que ele cure ou que consiga atingir a vitima que ele persegue e por fim: que ele seja reconhecido pelo seu grupo.
Há muito a ciência procura entender a cura ou melhora para um doente que a medicina desenganou, como se dá o processo de fé, busca encontrar bases cientificas para comprovar o que a