Creme de segurança
A exposição ao sol, micro-organismos, insetos, substâncias oleosas, solventes ou ambientes com alta umidade colocam em risco a pele de muitos profissionais. Saiba mais sobre os cremes de proteção da pele.
Para garantir que a pele esteja protegida contra as exposições no ambiente de trabalho, é necessário a utilização correta nesse caso em específico, dos cremes ocupacionais.
Existe uma grande variedade de cremes ocupacionais no mercado: protetor solar, repelentes, cremes para proteção contra químicos, entre outros. Para a escolha adequada do creme ocupacional é necessário saber o agente de exposição.
Cremes para Proteção da pele o que é?
É uma substância que se aplica antes do trabalho para proteger a pele, os cremes formam uma espécie de barreira protetora entre a pele e os agentes agressores.
Quando utilizar os cremes protetores da pele?
Água: o contato prolongado com a água deixa a pele suscetível a rachaduras.
Substâncias oleosas: estes contaminantes possuem agentes irritantes e sensibilizantes podendo trazer riscos de alergias.
Solventes: removem a camada de gordura da pele, deixando-a suscetível a irritações.
Micro-organismos: presença de fungos e bactérias causam dermatoses, ou ainda um fator desencadeante de diversas doenças.
Sol (radiação UV): a ação dos raios ultravioletas pode ser percebida em alguma horas, ou ainda ter efeitos a longo prazo, como o câncer de pele.
Classes de cremes de proteção:
Grupo 1- água- resistentes: são aqueles que, quando aplicados à pele do usuário, não são facilmente removidos com água.
Grupo 2- óleo- resistentes: são aqueles que, quando aplicados à pele do usuário, não são facilmente removíveis na presença de óleo.
Grupo 3- cremes especiais: são aqueles com indicações de uso definidos, especificados pelo fabricante.
Uso Correto dos Cremes ocupacionais:
- Os cremes devem ser aplicados antes do início das atividades de trabalho,