credito e cobrança
Conforme Schrickel (1998, p. 26)
A análise de crédito, como todas as atividades, implica o levantamento de informações e dados, a compilação e a análise disso para a tomada de decisão. Portanto, as situações de passado, presente e as perspectivas futuras devem ser analisados de acordo com o objetivo da concessão de crédito.
A análise de crédito envolve a habilidade de fazer uma decisão de crédito, dentro de um cenário de incertezas e constantes mutações e informações incompletas. Esta habilidade depende da capacidade de analisar logicamente situações, não raro, complexas, e chegar a uma conclusão clara, prática e factível de ser implementada.
O principal objetivo da análise de crédito numa instituição financeira, é o de identificar os riscos nas situações de empréstimo, evidenciar conclusões quanto à capacidade de pagamento do tomador, e fazer recomendações relativas à melhor estruturação e tipo de empréstimo a conceder.
Os instrumentos específicos de análise variam com a situação peculiar que se tem à frente, porém, o objetivo e a lógica são permanentes. Sem dúvida, não é uma tarefa fácil ou simples. Há que se tomar uma decisão, dentro de um contexto incerto, em constante mutação, e tendo em mãos um volume de informações nem sempre suficiente em nível de seu detalhamento. (SCHRICKEL, 1994).
HIPÓTESE
A análise de crédito determina a quem será concedido, como também ao limite quantitativo envolvido nas transações. É necessário quando há operações que comprometam seus recursos e possam acarretar riscos.
Devemos ter em foco três fatores:
Liquidez
Segurança
Rentabilidade das operações
Para a concessão de crédito devemos atentar-se no processo de análise das informações, para assim tomar a decisão de conceder o crédito ou não.
Primeiramente devemos adquirir a maior quantidade de informações do cliente, informações de qualidade que nos