Credito Carbono
Docente: João Ricardo
Trabalho:
Crédito de Carbono
Componentes do Grupo:
Nome RGM
Ailton 630365
Anderson 630225
Renato 630337
Sandro 630545
Siqueira 630373
Valdemar 625586
Turma: GAP01
(3o semestre)
Maio/ 2003
O que é o Credito de Carbono?
É o seqüestro ou redução dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera, realizados por empresas/ países a níveis abaixo do estabelecido pelo Protocolo de Kyoto, que podem ser negociados com outras empresas/ países.
Como surgiu o Credito Carbono:
Em dezembro de 1997 representantes de 170 paises estiveram reunidos na cidade de Kyoto (Japão), para tentar chagar a um acordo sobre o aquecimento global. Essa reunião ficou conhecida como protocolo de Kyoto.
O protocolo de Kyoto consiste em um engenhoso esquema que em escala global, estabelece que até o período de 2008 a 2012 se reduza em 5% em relação a 1990 a emissão de gases que causam o aquecimento global do planeta. O principal é o CO2 - Dióxido de Carbono: gás que é produzido naturalmente através da respiração, pela decomposição de plantas e animais e pelas queimadas naturais em florestas. Já as fontes humanas produtoras de dióxido de carbono, são: queima de combustíveis fosseis, desflorestamento, queima de biomassa e a fabricação de cimento.
Um dos pontos importantes do protocolo é a permissão para negociação das reduções de emissão entre empresas e/ou paises, criando se assim o mercado de carbono. Basicamente é o conceito de comercialização de créditos de seqüestro ou redução de gases causadores do efeito estufa. Sendo assim, os paises ou empresas que reduzirem as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro pais ou empresas que não atingiram o grau de redução esperado.
O MDL “Mecanismo de Desenvolvimento Limpo”, que é um dos principais instrumentos do