Crateras
Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteroide com a superfície de um planeta, satélites ou outros asteroides.
O termo é também utilizado para designar a depressão formada pelos vulcões; o termo cratera vulcânica não deve ser confundido com caldeira (geologia), uma estrutura de colapso ou abatimento formada pela descompressão nos sistemas vulcânicos.
Outras crateras podem ser provocadas pela erosão, afundamento do terreno, mineração, terremotos, explosões, desmoronamento de cavernas,3 etc...
A nova cratera de Yamal foi avistada no distrito de Taz, próximo à vila de Antipayuta, e tem cerca de 15 metros de diâmetro
Uma terceira cratera foi descoberta na Sibéria, segundo jornais russos. Embora seja bem menor do que a primeira divulgada em julho, com seus 70 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro, a cratera tem formato cônico e abertura de quatro metros de diâmetro, com profundidade estimada entre 60 e 100 metros. A formação está localizada na Península de Taymyr, no distrito de Taz, próximo à vila de Antipayuta, uma das regiões mais remotas da Rússia.
A cratera foi descoberta acidentalmente por pastores de renas que quase caíram no buraco. Uma segunda cratera já havia sido encontrada na região de Yamal, com 15 metros de diâmetro.
De acordo com Mikhail Lapsui, membro do parlamento regional –ou Duma— a cratera parece ser resultado de uma explosão subterrânea. "Eu voei de helicóptero para inspecionar essa cratera", disse ele. "Tem terra do lado de fora nas bordas, como se tivesse sido jogada para fora após uma explosão".
Ele afirmou que, conforme relatos de pastores que moram na área, o buraco teria se formado por volta de 27 de setembro de 2013.
"Observadores dão várias versões sobre a cratera", afirmou ao jornal "Siberian Times". "De acordo