CRASH BOLSA DE WALL STREET
Ano Lectivo de 2013/2014
A Crise de 2008 e sua relação com a de 1929.
A Crise de 2008 e sua relação com a de 1929.
Introdução
Algo extremamente semelhante entre a crise de 2008 e a de 1929 foi o extraordinário crescimento da economia que antecedeu a crise que logo em seguida levou o país a uma grande queda na economia.
The Wall Street Crash de 1929 (Outubro 1929), também conhecido como o Grande Crash, e o crash da bolsa em 1929, foi o mais devastador colapso do mercado de ações na história dos Estados Unidos , levando em consideração a extensão e a duração das suas consequências. O incidente marcou o início de 10 anos de Grande Depressão que afetou todos os países ocidentais industrializados e durou nos Estados Unidos até 1947.
A crise financeira de 2008, originada nos EUA em consequência das hipotecas nocivas ("subprime"), concedidas sem garantias a milhares de cidadãos, acabou com os gigantes financeiros do País e se estendeu a todo o mundo causando a crise mais grave desde a crise de 1929.
Entender a grande depressão não é apenas uma curiosidade histórica, mas uma necessidade para todos aqueles que desejam não ver repetidos os erros do passado e que almejam um Mundo mais próspero e pacífico. Entender as reais causas da grande depressão americana é entender que o caminho para um cenário de maior estabilidade e de maior facilidade para a criação de riquezas é um cenário no qual não pode haver nenhum envolvimento entre estado e moeda, e nem entre estado e economia.
É importante distinguir em primeiro lugar ciclos económicos e flutuações económicas comuns. Vivemos necessariamente numa sociedade de mudanças contínuas e perpétuas, mudanças que nunca podem ser antecipadas previamente com precisão. As pessoas tentam prever as mudanças e precaverem-se da melhor maneira que podem a elas, mas essas previsões nunca podem ser reduzidas a uma ciência exacta.
A crise de 1929
Durante a Primeira