cras
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
O CRAS é uma unidade em torno da qual se organizam os serviços de proteção básica do SUAS, do que decorre sua função de gestão local. Espaço físico, organização dos mesmos e das atividades, funcionamento e recursos humanos devem manter coerência com a concepção de trabalho social com as famílias, diferenciando os serviços que devem dos que podem ser ofertados no CRAS.Tem por objetivo prevenir as situações de vulnerabilidade e riscos sociais no território, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação ao acesso aos direitos da cidadania.
É também a única unidade que desempenha as funções da gestão de proteção básica no seu território e de oferta do Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF).A função de gestão territorial compreende na articulação da rede socioassistencial de proteção básica referenciadas ao CRAS; a promoção de articulação intersetorial e a busca ativa, todas realizadas no território de abrangência do CRAS.
O Centro de Referencia de Assistência Social “Maria da Glória Martins” no município de Tarumã é uma unidade Pública Estatal de Proteção Básica do Sistema Único de Saúde (SUAS), atendendo conforme NOB/SUAS onde um município de até 20.000 habitantes/ 5.000 famílias referenciadas. Situa-se atualmente a Rua: Pará nº 134 na Vila dos Estados.
A unidade tem cerca de 150 atendimentos/mês que são atendidos por uma equipe formada pela psicóloga Fabiana Cristina Toni Parra, pelos coordenadores: Rodrigo Carlos de Souza (Crescer Sempre) e Elisangela Ribeiro e Ribeiro Mendes (Viva Leite),Jardel Santi’ana orientador social(pró-Jovem), pela agente administrativo Ligya Ferreira Tornes, , 2 estagiarias e as assistentes sociais: Sandra Cristina M. de Oliveira Sepulveda (Bolsa família, ) e Carolina Guedes Hartmman (Renda