Documento Sem T Tulo
Resumo do texto: Evitando o colapso organizacional Assistimos, dia após dia, ao desaparecimento de empresas. O fato é corriqueiro, mas uma pergunta permanece, despertando nossa preocupação ou curiosidade: que fatores conduzem as empresas ao colapso? Entre as diversas razões, muitas podem ser tratadas, e algumas delas com medidas relativamente simples. Este artigo mostra ao leitor algumas dessas razões e propõe medidas de prevenção contra o declínio e o colapso.
Entre pequenas e médias empresas, muitas delas sucumbem logo nos primeiros anos de existência, ao enfrentar as dificuldades para consolidação e os desafios do crescimento.
Algumas desaparecem repentinamente, vítimas de mudanças estruturais ou conjunturais para as quais não estavam preparadas. Este texto trata dessa difícil e amarga questão. Trataremos de cinco grandes causas para o declínio e o colapso organizacional. A identificação dessas causas é o primeiro passo para seu tratamento. Olhos e ouvidos fechados. A organização pode sofrer danos se seus líderes se tornarem insensíveis aos sinais que o meio lhes envia, se deixarem de escutar seus colaboradores e se não incorporarem nas decisões as contribuições por eles geradas. “Morte ao mensageiro”. Esta expressão traduz o que pode ocorrer quando alguns colaboradores, de forma franca e aberta, decidem comunicar “más notícias” e seus líderes reagem intempestivamente, desconsiderando a mensagem. Quando isso ocorre, e os colaboradores mais sinceros inibemse de expressar discordâncias, os sinais da mudança chegam distorcidos e as decisões passam a se basear em informações incompletas ou incorretas. Com isso, será criado um cenário fantasioso e falsamente seguro para o líder.
Os lideres disponibilizamse para ouvir as opiniões dos colaboradores, mas repelemnas se não se ajustam à sua visão. Desconfiança. As organizações contemporâneas são sistemas complexos, que operam sobre uma