Aquecimento Global e o Efeito Estufa
Aquecimento Global e o Efeito Estufa pg.3
Mudanças Climáticas pg.5
Uso de fertilizantes pg.7
Causas e consequências do desmatamento pg.8
Conclusão pg.10
Bibliografia pg.11
Aquecimento Global e o Efeito Estufa
O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra (numa média de 15ºC) e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.
O aumento do efeito estufa é causado pelo lançamento de gases poluentes na atmosfera, gerados pela queima de combustíveis fósseis como o óleo diesel e a gasolina. Outro fator que esta aumentando o efeito estufa é a derrubada de florestas e a queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos.
Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera, hidrosfera e também com a biosfera.
Podemos citar como consequência do aquecimento global, primeiramente, o fenômeno do degelo que vem ocorrendo nas calotas polares. Com isso, a área de várias espécies animais, sobretudo no Ártico, está ficando cada vez mais diminuta, o que acarreta problemas ambientais de ordem ecológica. Além disso, para muitos estudiosos, isso vem causando a elevação do nível dos oceanos, embora esse fenômeno esteja mais associado ao degelo que ocorre na Antártida e também na Groenlândia.
O degelo é um dos efeitos do aquecimento global
Outro efeito ainda mais latente é