CRAS
CRAS
INTRODUÇÃO
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Que tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade social por meio de desenvolvimento de potencialidade e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. A atuação do profissional é mediar e facilitar a relação entre o poder público e a sociedade civil. Neste contexto o estágio de serviço social é um momento oportuno para estabelecer uma relação entre a teoria e a prática compreendendo a demanda do controle social, no espaço do controle social. .
DESENVOLVIMENTO:
Os Centros de Referência da Assistência Social - CRAS estão localizados nos Núcleos Regionais, onde acontecem os serviços, programas e projetos para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com a implantação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS em nível nacional, antigas práticas de intervenção e de gestão da assistência social passaram a ser substituídas por ações que fortalecem os princípios de defesa dos direitos e superação da miséria e pobreza. O espaço físico do CRAS é reflexo da concepção de lugar de concretização de direitos socioassistenciais, local em que as famílias são acolhidas, onde são disponibilizados os serviços de proteção básica e encaminhamentos necessários. Portanto, é uma referência para as famílias que vivem no seu território de abrangência. Como é uma unidade pública que oferta o PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o CRAS deve ter espaços que garantam a oferta de ações, procedimentos e atividades previstos pelo Serviço. Estes espaços devem ser amplos e de qualidade.
Os CRAS não podem ser instalados