CRAS II - Norte
TERESINA
2012
CRAS II - NORTE
Relatório a ser apresentada à disciplina de Psicologia Comunitária, para obtenção parcial de nota.
1 INTRODUÇÃO
Após um profundo estudo de todo o panorama que envolve o CRAS, o presente trabalho visa estabelecer um paralelo entre o conteúdo exposto em sala de aula e a realidade vivenciada, mesmo que em parte, em um CRAS.
O trabalho aqui exposto é de grande valia para a formação de futuros psicólogos, pois apresenta a realidade a ser vivida fora da faculdade. Revela aos acadêmicos de psicologia uma opção de prática profissional futura.
Tal relatório é composto por objetivos, metodologia (instrumentos e público alvo), referencial teórico, descrição da instituição visitada e considerações finais.
2 OBJETIVOS
Geral
Fazer um paralelo entre o conteúdo exposto em sala de aula e a realidade vivida, pelo menos em parte, em um CRAS. E desta forma expor a experiência vivida para os colegas de turma, em classe.
Específico
1. Entrevistar o psicólogo que trabalha no CRAS II – Norte;
2. Observar as dependências do CAPS II – Norte e conhecer a função de cada ambiente, tal qual a função dos funcionários que trabalham no recinto.
3 METODOLOGIA
3.1 Público Alvo
Contou-se, para o trabalho em questão, com a colaboração e a participação do psicólogo atuante no CRAS II – Norte, Miguel Alma Rita Ribeiro – 48 anos de idade, 26 anos de formado pela PUC de Goiânia e há 4 anos trabalha no CRAS – especialista em Psicologia Clínica: psicoterapia fenomenológica e existencial, Psicologia do Trânsito e Educação Especial. O sujeito em questão foi pontuado pela docente Valéria Sena por ser habilitado a fornecer todas as informações necessárias para execução do trabalho escrito e exposto em sala de aula.
3.2 Instrumentos
O instrumento utilizado para a coleta de dados do presente trabalho foi a entrevista semi-estruturada –