Informatica
Escrito em 9/07/2008 às 21:59
Para muitas pessoas, CPU é aquela caixa grande que protege as peças do computador (o gabinete).
Mas se fosse assim, Notebook não teria CPU.
A CPU - Unidade Central de Processamento - é o que normalmente chamamos de processador.
É o cérebro da máquina. A peça mais importante. É a unidade responsável pelo processamento de tudo o que entra no computador através dos periféricos e dos próprios dispositivos internos do computador, além de ser responsável também pelo controle e gerenciamento do hardware e da realização de calculos lógicos e aritméticos.
Igual ao cérebro humano.
Imaginemos que o nosso corpo seja o gabinete. E os órgãos responsáveis pelos nossos sistema sensorial os periféricos de entrada. Visão, Tato, Paladar, Audição e Olfato.
É através destes periféricos que os dados referentes ao mundo entram no nosso gabinete (corpo).
Todos eles vão diretamente para o cérebro, onde são processados.
Quando vamos pegar um lápis para escrever, o cérebro realiza todos os cálculos que dizem respeito à distância do lapis para a mão, a força com que a mão deve segurar o lápis para que ele não quebre, a hora de fechar e abrir, etc. Todos os cálculos lógicos e aritméticos são realizados pelo cérebro.
Sem falar nas operações que fazemos inconscientemente, como andar de bicicleta, ou mesmo andar. Nós aprendemos a andar, e gravamos esse software - programa - no cérebro. Quando queremos andar, o cérebro executa o programa. Mas podemos andar e falar ao mesmo tempo. O cérebro executa o programa da fala. E podemos andar, falar e ouvir ao mesmo tempo. E o cérebro executa todos estes programas. Claro...chega uma hora em que o cérebro trava. Afinal, assim como o computador, o cérebro possui limitações para a quantidade de programas que são executados simultaneamente.
Assim, podemos dizer resumidamente que o processador, assim como o cérebro:
- Executa as instruções dos programas, quando são