CRAS Centro de Referência de Assistência Social
VÍNCULOS (SCFV).
Município, ano.
Apresentação:
O Plano de Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de (colocar o nome do município), no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), visa equalizar a oferta dessa incumbência para as faixas etárias de 0 a 17 anos e acima de 60 anos, unificar a lógica de cofinanciamento e estimular a inserção do público identificado nas situações prioritárias, conforme pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e deliberado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) conforme consta na Resolução CIT nº 01/2013.
Objetivo Geral:
Facilitar a execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por meio de subsídios que uniformizem a oferta de ações continuadas, potencializando a inclusão dos usuários identificados nas situações prioritárias.
Justificativa
No SUAS, o Reordenamento significa um avanço na consolidação e organização do serviço socioassistencial voltado às crianças, aos adolescentes e às pessoas idosas, fortalecendo o princípio da gestão descentralizada entre os entes e o respeito à diversidade das características de organização do trabalho grupal realizado com o público da Assistência Social em cada território.
............................
Público alvo O SCFV parte da concepção de que os ciclos de vida familiar tem estreita ligação com os ciclos de vida de desenvolvimento das pessoas que as compõem. Seu foco é a oferta de atividades de convivência e socialização, com intervenções no contexto de vulnerabilidades sociais, de modo a fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social, organizados por faixa etária:
Crianças até 6 anos
Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos
Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos e
Pessoas Idosas
Observando a meta de atendimento do público prioritário nas seguintes