contabeis
1. A visão de contingência procura entender a relação dentro e entre os subsistemas, bem como organização e seu ambiente, e procura definir padrões de relações. Essa visão busca entender como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.
2. Burns eStalker (foco na organização) :pesquisaram indústrias inglesas para verificar a relação entre práticas administrativas e o ambiente externo dessas indústrias, classificaram em dois procedimentos administrativos, “mecanísticas” e “orgânicas”.
• organizações mecanísticas: Estrutura burocrática, divisão do trabalho; Cargos ocupados por especialistas; Decisões centralizadas; Hierarquia rígida, único comando; Sistema rígido de controle; Ênfase nas regras; Ênfase nos princípios da teoria Clássica.
• organizações orgânicas: Estruturas organizacionais flexíveis, pouca divisão do trabalho; mobilidade de cargos; decisões descentralizadas; Hierarquia flexível; comunicações informais, Ênfase nos princípios da teoria das Relações Humanas.
Mecanísticas: Para ambientes mais estáveis;
Orgânicas : Para condições de mudanças e inovação.
3. Lawrence e Lorsch(foco no ambiente) :Queriam saber as características organizacionais para enfrentar as condições externas, tecnológicas e de mercado; Os problemas organizacionais são a diferenciação e a integração.
• Diferenciação: A organização divide seu trabalho em departamentos; provoca diferenciação na estrutura dos departamentos.
• Integração: Refere-se ao processo oposto à diferenciação e é gerado por pressões vindas do ambiente da organização no sentido de obter unidade de esforços e coordenação entre os vários departamentos.
4. Ambiente: Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente uma organização (ou um sistema).
• Ambiente Geral: O ambiente geral é constituído de um conjunto de condições semelhantes para todas as organizações.
• Ambiente de Tarefa: é o ambiente mais próximo e imediato de cada