A IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS): DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO SOCIAL.
Adrianny Gomes de Mendonça1
AlanneStephany Francelino de Araújo2
Amanda Priscilla Alves do Nascimento3
Nágila Martins da Silva - voluntária4 Verônica Potter de Farias5
Dra. Maria de Fátima Melo do Nascimento6
Resumo: Trata-se de relato de experiência desenvolvida no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), objetivando identificar em que circunstâncias os usuários procuram os benefícios da assistência e como estes lhes são ofertados. Busca-se conhecer situações de vulnerabilidade, privação e exclusão das famílias para esclarecê-las sobre os Serviços de Proteção Básica. Neste percurso utilizam-se metodologias com intuito de desenvolver a reflexão e despertar a consciência crítica dos usuários.
Palavras-chave: Assistência Social; Proteção Social; Vulnerabilidade.
O CRAS E AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO SOCIAL A ação de extensão, iniciada no presente ano, é executada no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Bairro Padre Zé. Esta ação é fruto do convênio entre a Universidade Federal da Paraíba, através do PROBEX e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, envolvendo Professores, extensionistas do Curso de Serviço Social (UFPB) e técnicos do CRAS.
Embora o trabalho esteja em seus passos iniciais, ousaremos apresentar algumas observações sobre o cotidiano no espaço do CRAS. Atualmente, a cidade de João Pessoa possui onze unidades de CRAS instalados nos bairros do Alto do Mateus, Cruz das Armas, Cristo Redentor, Ilha do Bispo, Gramame, Grotão, Mandacaru, Mangabeira, São José, Valentina de Figueiredo e Padre Zé. O Centro de Referência da Assistência Social é o espaço físico público, não contributivo, responsável pela efetivação dos direitos socioassistenciais, se configurando como porta de entrada da Política de Assistência Social e é responsável pelo atendimento de proteção básica de famílias PAIF