Histórico do cras- maracanaú
CSS012
Karine Freitas,Larissa Modesto, Priscilla Naiara, Cícera Oliveira, Marciano Bezerra, Samuel Carlos, Angélica Lopes.
PERCURSO HISTÓRICO DA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO JEREISSATI.
Implantado em 14 de novembro de 2005, no prédio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o Centro de Referência de Assistência Social do Jereissati foi o segundo equipamento social posto à disposição aos usuários da assistência social do município de Maracanaú. Ele recebeu o nome do bairro onde foi instalado.
O CRAS Jereissati, inicialmente, atendia cerca de 26 (vinte e seis) territórios, o que gerava grande demanda, diariamente, 600 (seiscentos) atendimentos eram realizados. As demandas se concentravam na atualização cadastral do Programa Bolsa Família, concessão de benefícios eventuais e acompanhamento de famílias.
Por conta do fluxo intenso de atendimentos, o CRAS possuía, na época, aproximadamente 32 (trinta e dois) servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, técnicos e estagiários de nível médio e superior.
Com a implantação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS em nível nacional, antigas práticas de intervenção e de gestão da assistência social passaram a ser substituídas por ações que fortalecem os princípios de defesa dos direitos e superação da miséria e pobreza.
A criação do CRAS Jereissati possibilitou a descentralização do atendimento integral às famílias e ampliou o acesso dos usuários aos serviços socioassistenciais, sobretudo, com a implantação do Programa de Atenção Integral à Família - PAIF (2004), de âmbito nacional, com um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e acompanhamento sociofamiliar.
Para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania a implantação do CRAS foi um