O SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS
SOCIAL- CRAS: para avançar na consolidação da política de assistência social na perspectiva do direito
Simone Rocha da Rocha Pires Monteiro 1
RESUMO
Este artigo .apresenta resultados parciais de pesquisa sobre o SUAS.Busca contribuir com a análise sobre o significado social do trabalho do assistente social no espaço CRAS, a partir da identificação de novas demandas, bem como das as respostas técnicas e políticas no contexto da proteção social básica. Aponta para a emergência de significativos dilemas e desafios, tendo como horizonte a reafirmação do projeto éticopolítico e defesa intransigente da assistência social como política pública de direito.
Palavras chaves: serviço social, centro de referência de assistência social, direito, proteção social
ABSTRACT
This article presents partial results of a study about
SUAS. Contribute to the analysis on the social significance of the work of social workers within CRAS , from the identification of new demands , as well as technical and policy responses in Examples of basic social protection. Points to the emergence of significant challenges and dilemmas, having in mind the reaffirmation of the ethical-political and uncompromising defense of the welfare law as public policy.
Keywords: social service, a referral center for social work, law, social protection
1. INTRODUÇÃO
A política nacional de assistência social constitui um novo paradigma para a conformação da política na perspectiva de direito. Aponta inúmeras mudanças não só de forma, como de conteúdo também.
1
Doutora. Universidade Federal Fluminense (UFF). simonerocharocha@ig.com.br
O referido trabalho constitui parte de uma pesquisa2 que tem por objetivo analisar o processo de implementação do SUAS a partir da lógica das proteções básica e especial.
O presente trabalho busca identificar quais as mudanças impressas nesse novo paradigma da Política de Assistência Social,