CR DITO E COBRAN A
PARTE I
1. Política de crédito e cobrança da empresa.
Toda empresa deve estabelecer regras claras e objetivas para efetuar a cobrança dos clientes que atrasam ou não efetuam o pagamento de uma prestação. Se, de um lado, a política de concessão de crédito busca minimizar o risco de que um determinado cliente se torne inadimplente, por outro a política de cobrança procura aumentar as chances de o cliente efetuar o pagamento de pelo menos parte da quantia que deve à empresa.
As políticas de cobrança refletem os procedimentos adotados para receber uma duplicata na data do vencimento e as ações a serem adotadas no caso de atraso no pagamento, com definições especificas das medidas a serem tomadas e o tempo necessário à implementação.
Ao vender a prazo ou conceder crédito, a empresa está comprometendo uma parcela do seu patrimônio. Desta forma, é através da cobrança dos clientes atrasados que ela garante o retorno de, pelo menos, parte destes recursos. Uma política de cobrança eficiente não reduz a inadimplência entre os clientes de uma empresa, mas pelo menos minimiza as perdas que a empresa poderá ter com estes clientes. A adoção de uma política de cobrança clara deve ser vista como a contratação de um seguro: o melhor é não precisar usá-lo, mas, se necessário, o mais correto é tê-lo em mãos.
Crédito, de acordo com SCHRICKEL (1997, p. 25), "é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte do seu patrimônio a um terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado."
As informações cadastrais contribuem para a classificação correta do risco do cliente, auxiliando, inclusive, no gerenciamento do processo de crédito quanto à análise de clientes, limite de crédito, propostas, análise de operações e no gerenciamento da carteira de ativos e clientes da instituição.
Não se pode falar em análise de crédito sem citar os "C's" do crédito: Caráter,