CPC - Contábeis
CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Introdução.
Pronunciamento Conceitual Básico.
Trata-se de uma Estrutura Conceitual básica que visa auxiliar os responsáveis pela elaboração das Demonstrações contábeis. Vale ressaltar que não se trata de um pronunciamento técnico propriamente dito e portanto não substitui qualquer Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação.
As Demonstrações Contábeis fornecem informações que auxiliam na tomada de decisão econômica. Essas demonstrações são elaboradas e apresentadas normalmente para investidores e credores.
Os usuários (investidores e credores) utilizam essas informações para decidir quando comprar e vender instrumentos patrimoniais, avaliar a administração da entidade, avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados a entidade entre outras decisões.
CAPÍTULO 1: OBJETIVO DO RELATÓRIO CONTÁBILFINANCEIRODE PROPÓSITO GERAL
Objetivo do relatório contábil-financeiro é fornecer informações úteis aos investidores e credores para a tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos para entidade. Além disso, ele objetiva auxiliar os investidores e os credores a avaliar as perspectivas da empresa que reporta a informação, a eficiência de sua administração e o cumprimento de suas obrigações.
O relatório contábil não tem o propósito de elabora um valor X para a entidade, mas sim fornecer informações para auxiliar os usuários (investidores e credores) a estimarem um valor da entidade que reporta a informação. Com as demonstrações de fluxo de caixa de um certo período, por exemplo, pode ajudar a avaliar a capacidade de a entidade gerar fluxos de caixa futuros.
CAPÍTULO 3: CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DAINFORMAÇÃO CONTÁBIL-FINANCEIRA ÚTIL
Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada