hjuhjhjh
8477 palavras
34 páginas
Muitas pessoas confundem o termo Educação Física e não sabem exatamente o que ela é, ou o que os seus profissionais fazem. Basta perguntar aos candidatos nos vestibulares que se inscrevem nessa área de estudos para confirmar esta assertiva. Quando se fala em Educação Física referimo‐nos a um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional na medida em que eles vão sendo desenvolvidos. Essa preocupação pelo desenvolvimento físico com outras áreas do crescimento e desenvolvimento humano contribui para uma esfera de ação única da
Educação Física, pois nenhuma outra área trata do desenvolvimento total do homem, com exceção da Educação no seu senso mais geral possível. A história mostra que as verdades e crenças, dentro de uma dada sociedade, em relação ao homem e seu corpo resultaram em conceitos bastante diferentes e programas que hoje chamamos Educação Física.
A Educação Física é determinada culturalmente pelo o que o homem pensa de seu corpo, como ele pensa de si mesmo em relação ao seu corpo, e como ele pensa que seu corpo deve ser treinado, exercitado, disciplinado, desenvolvido, educado. Isto é verdade tanto em sociedades onde existe a crença que o “eu” e o corpo são separados como naquelas onde há a aceitação científica de que o homem é um organismo unificado que move, pensa, sente, se expressa, etc.
Historicamente, os programas de educação física visavam os estudantes e aconteciam quase que exclusivamente no ambiente escolar. As definições tradicionais da Educação Física refletiam esse foco educacional.
No passado, vários acadêmicos da área tentaram definir Educação Física e várias dessas definições permanecem até hoje. WILLIAMS (1964) sugeria que a