Cpc 22
Auditoria interna é uma atividade independente que objetiva garantir a consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Essa atividade ajuda a organização a atingir melhores objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Esta definição é mundialmente reconhecida e aceita, sendo divulgada pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Intetrnal Auditors - The IIA), representado no Brasil pelo IIA Brasil.
A atividade de auditoria interna geralmente é desempenhada por departamento de uma entidade incumbido pela direção a efetuar verificações necessárias e de avaliar os sistemas e procedimentos da entidade, com vista a minimizar as probabilidades de fraudes, erros ou práticas ineficazes. A auditoria interna deve ser independente no seio da organização e reportar diretamente à direção.
Os principais objectivos de um auditor interno são:
• verificar a existência, a suficiência e a aplicação dos controles internos, bem como contribuir para o seu aperfeiçoamento;
• verificar se as normas internas estão sendo seguidas;
• verificar a necessidade de melhoramento das normas internas vigentes;
• avaliar a necessidade de novas normas e procedimentos internos .
Podemos conceituar auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Deve ser entendida como uma atividade de assessoria à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes e políticas por aquela determinados. A auditoria interna cumpre um papel fundamental dentro da empresa: Auxilia o administrador com dados e informações tecnicamente elaborados, relativos às atividades para cujo acompanhamento e supervisão que este não tem condições de realizar; e ela o faz mediante a exames de: