Resumo cpc 22
RESUMO
O CPC 22 – Informações por segmentos evidenciam as exigências básicas da divulgação de informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis tomarem conhecimentos sobre a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negócio e os ambientes econômicos operantes da entidade. Essas informações são utilizadas para as demonstrações contábeis separadas ou individuais da entidade, como às demonstrações contábeis consolidadas de uma controladora com suas controladas.
Definição de segmento operacional, que é um componente de entidade que desenvolve atividades de negócio das quais pode obter receitas e incorrer despesas, ter resultados operacionais regularmente revistos pelo principal gestor das operações realizadas e por fim ter a informação financeira individualizada disponível.
A expressão “principal gestor das operações” identifica uma função que é o gestor responsável por alocar recursos e avaliar o desempenho dos segmentos operacionais existentes, sendo, normalmente, o próprio presidente ou diretor de operações da entidade.
Para muitas entidades, as três características dos segmentos operacionais descritas no item 5 do CPC definem claramente seus segmentos operacionais. No entanto, a entidade pode elaborar relatórios em que suas atividades de negócio sejam apresentadas de vários modos. Se o principal gestor de operações utilizar mais de um conjunto de informações por segmento, outros fatores podem identificar um único conjunto de componentes como segmentos operacionais da entidade, como a natureza das atividades de negócio de cada componente, a existência de gestores responsáveis por essas atividades e as informações apresentadas ao conselho de administração.
A entidade deve evidenciar separadamente informações referentes a seu segmento operacional, no qual se enquadrem na definição de segmento operacional atendendo às disposições dos itens