CPC 17 Perguntas
1) Qual o objetivo do Contratos de construção?
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil das receitas e despesas associadas a contratos de construção. Por força da natureza da atividade subjacente aos contratos de construção, as datas de início e término do contrato caem, geralmente, em períodos contábeis diferentes.
2) Em quais circunstancias deve ser aplicado o CPC de Contratos de construção?
Este CPC deve ser aplicado na contabilização dos contratos de construção nas demonstrações contábeis das entidades contratadas (fornecedoras dos serviços).
3) Qual a definição deste pronunciamento? Este pronunciamento tem a importância de definir os contratos de contratos de construção, e temos três especificações são eles: Contrato de Construção, Contrato de Preço Fixo e Contrato de Custo Mais Margem.
4) Explique os três tipos de contrato:
Contrato de construção é um contrato especificamente negociado para a construção de um ativo ou de uma combinação de ativos que estejam diretamente inter-relacionados ou interdependentes em função da sua concepção, tecnologia e função ou do seu propósito ou uso final.
Contrato de preço fixo é um contrato de construção segundo o qual a entidade contratada (fornecedora dos serviços) concorda com o preço pré-fixado ou com a taxa prefixada, por unidade concluída que, em alguns casos, está sujeito às cláusulas de custos escalonados.
Contrato de custo mais margem é um contrato de construção segundo o qual a entidade contratada (fornecedora dos serviços) deve ser reembolsada por custos projetados e aprovados pelas partes - ou de outra forma definidos – acrescido de percentual sobre tais custos ou por remuneração fixa pré-determinada.
5) Pode ser elaborado um contrato misto, contrato de preço fixo e contrato de custo mais margem?
Sim, pode alguns contratos de construção podem conter características tanto de um contrato de preço fixado quanto de um contrato de custo mais margem, como por exemplo no