AULA 2 INTERNACIONAL
Caracteristicas da sociedade internacional:
Paritário – Porque nela existe a igualdade jurídica. Independente da desigualdade material entre os povos, principalmente nas questões econômicas, sociais, financeiras, os Estados são formalmente iguais, baseados na noção de soberania, atuando em igualdade jurídica. As pessoas que fazem parte dessa sociedade internacional são juridicamente iguais.
Universal - Porque abrange todos os entes do globo terrestre. Os Estados, organismos internacionais, Santa Sé, pessoas físicas ou jurídicas (são os indivíduos) que compõem tal sociedade.
Aberta – Porque significa que todo ente ao se reunir, se torna seu membro. Reunido determinados elementos, (povo, território e governo soberano) formam um novo Estado e participam da Sociedade Internacional, sem que seja necessário que os demais se manifestem.
Descentralizado – Porque não há um superestado. Não possui poder executivo, legislativo por cima dos outros Estados. Não há um poder central internacional ou um governo mundial, mas há vários centros de Poder, como os próprios Estados e as Organizações Internacionais.
A Sociedade Internacional é baseada na vontade legítima de seus integrantes que se associaram diplomaticamente para atingir certos interesses em comum, é um conjunto de vínculos estabelecidos por motivos políticos, econômicos, sociais e culturais. É formada pelos Estados, pelos Organismos Internacionais e, sobretudo, pelos homens, como membros atuantes dentro de cada organização.
CASO 2
Trata-se da sociedade internacional. Tem 3 sentidos para o termo sociedade internacional:
Realismo – A sociedade internacional refere-se à relação entre Estados, conforme as normas compartilhadas e os entendimentos.
Transnacionalismo – Refere-se à emergência de laços não estatais de economia, de politica, de associação, cultura e ideologia que transcendem as fronteiras dos Estados e constituem, em maior ou menor medida, uma sociedade que vai além dessas mesma fronteiras.