CPC 15
Paraná
Escola de Negócios – São José dos
Pinhais
Ciências Contábeis
CPC 15
Combinação de Negócios
Equipe
Aline Aparecida da Rocha
Camila Woycik
Francielle Rodrigues de Araujo
Keli Cristina Martins da Silva
Susana Aparecida Ferreira
1
Escola de
Negócios
Objetivo do Pronunciamento
O objetivo do pronunciamento no âmbito da Gestão Contábil é aprimorar a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade das informações que a entidade fornece em suas demonstrações contábeis acerca de combinação de negócios e sobre seus efeitos. Para esse fim, este Pronunciamento estabelece princípios e exigências da forma como o adquirente:
2
Escola de
Negócios
•a) reconhece e mensura, em suas demonstrações contábeis, os ativos identificáveis
adquiridos,
os
passivos
assumidos
e
as
participações societárias de não controladores na adquirida;
•b) reconhece e mensura o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill adquirido) advindo da combinação de negócios ou o ganho proveniente de compra vantajosa; e
•c) determina quais as informações que devem ser divulgadas para possibilitar que os usuários das demonstrações contábeis avaliem a natureza e os efeitos financeiros da combinação de negócios.
3
Escola de
Negócios
O pronunciamento é aplicável às operações ou a outros eventos que atendam à definição de combinação de negócios. O principio geral é que o adquirente deve reconhecer, obrigatoriamente, os ativos adquiridos e os passivos que passa a controlar pelos seus respectivos valores justos, mensurados na data da aquisição, divulgando informações que permitam atingir o objetivo estabelecido.
A entidade deve determinar se uma operação ou outro evento é uma combinação de negócios pela aplicação da definição utilizada no pronunciamento, a qual exige que os ativos adquiridos e os passivos assumidos constituam um negócio. Se os ativos adquiridos não constituem um negócio, a entidade deve contabilizar a operação ou o evento como