CPC 15
CPC 15
FEIRA DE SANTANA
2013
CPC 15
Trabalho apresentado para a disciplina de Contabilidade Internacional, referente à Curso de Férias Contabilidade. Solicitado pelo professor Uedson.
FEIRA DE SANTANA
2013
CPC 15
Na pág. 407, o parágrafo 6° do Manual encontra-se desta forma: “Em relação à obtenção do controle de um ou mais negócios (...) contraprestação acima”. Porém no CPC 15 (R1)- Combinação de Negócios encontra-se desta forma:
B5. Este Pronunciamento define uma combinação de negócios como a operação ou outro evento em que o adquirente obtém o controle de um ou mais negócios. O adquirente pode obter o controle da adquirida de diversas formas, como por exemplo:
(a) pela transferência de caixa, equivalentes de caixa ou outros ativos (incluindo ativos líquidos que se constituam em um negócio);
(b) pela assunção de passivos;
(c) pela emissão de instrumentos de participação societária;
(d) por mais de um dos tipos de contraprestação acima; ou
(e) sem a transferência de nenhuma contraprestação, inclusive por meio de acordos puramente contratuais (ver item 43).
Na pág. 422, o parágrafo 2° do Manual encontra-se desta maneira: “Pelo disposto no item 32(...) passivos assumidos”. Porém no CPC 15 (R1)- Combinação de Negócios encontra-se o item 32 citado no parágrafo desta forma:
32. O adquirente deve reconhecer o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), na data da aquisição, mensurado pelo montante que (a) exceder (b) abaixo:
(a) a soma:
(i) da contraprestação transferida em troca do controle da adquirida, mensurada de acordo com este Pronunciamento, para a qual geralmente se exige o valor justo na data da aquisição (ver item 37);
(ii) do montante de quaisquer participações de não controladores na adquirida, mensuradas de acordo com este Pronunciamento; e
(iii) no caso de combinação de negócios realizada em