Cp5 deontologia
UFCD 15
Evolução e desenvolvimento infantil
Mediadora:
Formadora:
Formanda:
Data ____/___/___
Introdução
Desenvolvimento infantil, ciclo vital da criança, desde o nascimento até a morte o desenvolvimento está ligado ao nosso desenvolvimento afectivo, cognitivo, social e motor.
É o desenvolver da criança que influencia, o adulto que será, quer a nível social, cultural, ou seja como se influenciara no meio.
Desde o nacimento, o bebé aprende, tendo capacidade de resposta por reflexo, aprendendo assim a distinguir quem é a sua progenitora, quem cuida, distinguindo as vozes. Ou seja consegue desde pequeno a diferenciar quem lhe presta os cuidados básicos, que lhe asseguram a educação da qual será a sua base pra uma futura educação e, ser um adulto com princípios educacionais seguros ou não.
Desenvolvimento
Quem pensa que o bebé é surdo na barriga da mãe engana-se, pois ouve mais do que se pensa e isso influencia mais do que se pode pensar, quer físico, quer emocional. O período de fecundação é divido em 3 estádios sendo eles os Estádio germinal o que corresponde as primeiras semanas de gestação ou desenvolvimento pré-natal, sendo ai que há uma rápida divisão celular.
De seguida o Estádio embrionário onde a caracterização deste estádio baseia se no desenvolvimento dos principais sistemas tais como o respiratório, digestivo, e nervoso, e os órgãos do corpo. Período difícil para o embrião onde pode haver influencias negativas que de certa forma, destruam tais células.
Por fim o Estádio fetal, o fim do período de gestação onde o tamanho do feto faz-se notar, amadurece como de uma fruta se trate. Em que ao fim dos 9 meses cai. O feto é capaz de recordar, ouvir, aprender, discriminar sensorialmente. Um sem fim de coisas que o feto recorda sem se aperceber pois “ouve sem sentir “, “escuta sem querer”, “sente sem ser tocado”.
Algo que afecta uma má