Cow parede
A “Cow Parede” teve origem na Suíça, em 1998 com o artista plástico Pascal Knapp, a proposta é levar por onde passa a arte, cultura, integração, beleza, criatividade que remetem à fantasia ao lúdico e muita alegria.
A “Cow Parede” é considerado o maior evento de arte de rua do mundo. Desde 1999, já passou por mais de 55 cidades em todo o mundo, “As vacas transformam a cidade em um museu ao ar livre. O jogo de transformar as vacas em arte ajuda a despertar nas pessoas o lúdico. É a democratização da arte”, disse uma das organizadoras de exposição, E. Krivkin.
Há algo mágico sobre a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: ela é sagrada, é histórica, mas o sentido comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorriem.
Ao redor do mundo mais de 5.000 artistas participaram. As vacas são pintadas por artistas locais. Pintores, escultores, artesões, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas são bem vindas para apresentarem um projeto para seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos.
A “Cow Parede” usa o símbolo da vaca em três modelos: em pé (esguia/altiva), deitada (repousando) e com a cabeça baixa (pastando), seguindo os moldes de seu criador Paskal Knapp, servindo como tela de arte, não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece a forma, flexibilidade e amplitude de uma vaca. As três posições fornecem aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas, são feitas de fibra de vidro, em tamanhos naturais e decoradas. Seu modelo também permite que ela seja caracterizada. Ela pode se transformar em, outros animais, pessoas ou objetos.
Para evitar o vandalismo e roubo, as vacas serão fixadas por uma base de 350 quilos de concreto e receberão um verniz antipichação, lavável com água. Diariamente, um caminhão. Apelidado de “SowHospital”, fará a manutenção dos trabalhos.
Da “Cow Parede”, estima-se que mais de 150 milhões de pessoas