cotaçao do PIB
Produto Interno Bruto – PIB dos anos de 2008,2009,2010,
2011,2012,2013 e 2014 e as perdas por
Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais
Patrícia Silva do Nascimento
Turma – EC6S-30
RA – B8666E-8
Brasília, 10 de setembro de 2015
Definição
O PIB (produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia do país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza produzida por um país de um determinado período, geralmente em um ano. Isso inclui tudo desde um pãozinho a um apartamento de luxo.
Segundo as últimas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil deve se manter como a sétima maior economia mundial em 2015. No entanto, as perspectivas não são boas.
De acordo com economistas, a economia brasileira deve apresentar um fraco desemprenho neste ano, retraindo 1,2% até o final do ano. A elevação da taxa de juros (Selic), a queda no consumo, a redução dos investimentos externos e a alta da inflação são alguns dos fatores que vão prejudicar a economia brasileira neste ano.
PIB Brasil 2008
O PIB (Produto Interno Bruto) a preços de mercado apresentou recuo de 3,6% na comparação do quarto trimestre de 2008 contra o terceiro trimestre do mesmo ano, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal. A maior queda veio do setor industrial -7,4%, seguido pela Agropecuária que apresentou recuo de 0,5% e Serviços com taxa de -0,4%. Cabe salientar que as séries são sazonalmente ajustadas de maneira direta, ou seja, as séries da Agropecuária, Indústria, Serviços, Valor Adicionado, PIB, Consumo do Governo, Consumo das Famílias, Formação Bruta de Capital Fixo, Exportações e Importações de Bens e Serviços são ajustadas individualmente.
Em relação aos componentes da demanda interna, a Formação Bruta de Capital Fixo teve a maior queda (-9,8%), seguida pela Despesa de Consumo das Famílias (-2,0%), sendo que essa taxa não é negativa desde o segundo trimestre de 2003