Cotas para negros nas universidades do Brasil: Justiça ou Injustiça?
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO
METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Cotas para negros nas universidades do Brasil: Justiça ou Injustiça?
CACOAL/RO
2011
Cotas para negros nas Universidades do Brasil: Justiça ou Injustiça?
Projeto de pesquisa apresentado por Fabiano Moraes Pimpinati ao Centro de Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Cacoal como pré-requisito para conclusão do curso e conseqüente obtenção do título de especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, sob orientação do professor mestre Antonio Carlos da Silva Thonny.
CACOAL/RO
2011
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise acerca das quotas para negros nas Universidades do Brasil, traçando um paralelo entre o que é justo e injusto e até onde isso é ou não preconceito. O sistema de quotas gera polêmica no meio social, pois pode contrariar princípio constitucional da igualdade entre as pessoas, porém, por outro lado, é uma forma de garantir aos negros, que por uma questão cultural, devido ainda a escravidão existente em nosso país, o acesso às universidades mais facilmente. De outra banda, também, por uma questão cultural, muitas pessoas que nunca se consideraram negras, passaram a se declarar como tal, apenas por ter uma descendência africana, que não se reflete na sua cor de pele, mas com isso pode se beneficiar do sistema de quotas, acaba por elevar a concorrência nos vestibulares, não sendo atingido o fim para que foi criado.
2. PROBLEMÁTICA
O sistema de quotas para negros ingressarem nas universidades de nosso país, trouxe à tona a discussão sobre o preconceito racial, demonstrando toda desigualdade social em que vivemos, acirrando ainda mais a disputa racial no meio acadêmico. A criação do sistema de quotas para ingresso nas universidades do Brasil resolveu a