Costumes em Comum (E. P. Thompson)
Campus Santa Cruz
Setor de Ciências Sociais Aplicadas, SESA
Departamento de Ciências Contábeis – DECIC
TEMPO, DISCIPLINA DE TRABALHO
E CAPITALISMO INDUSTRIAL
(Costumes em Comum, E. P. Thompson)
Trabalho entregue pela acadêmica Leticia Schinemann à professora Daniela Vallandro de Carvalho, da disciplina de Sociologia Aplicada às Organizações do 1º ano de Ciências Contábeis/Noite, para obtenção de nota parcial do 2º semestre.
Guarapuava, outubro de 2013.
SOBRE O AUTOR
Edward Palmer Thompson, historiador e neomarxista inglês, nasceu na cidade de Oxford, na Inglaterra, no dia 03 de fevereiro de 1924. Marxista convicto, ele é respeitado até hoje como um dos principais representantes do movimento do século XX. No período da Segunda Guerra Mundial, atuou na Itália no combate contra o fascismo e seu líder, Benito Mussolini.
Seus estudos foram realizados no colégio Corpus Christi, em Cambridge. Nesta mesma época, Thompson se tornou militante do Partido Comunista Britânico. No ano de 1946, criou um grupo de estudos voltado para pesquisas históricas no campo marxista, integrado por nomes como Christopher Hill, Eric Hobsbawn, Rodney Hilton, Dona Torr, entre outros.
Lecionou por muito tempo em diversas universidades, mas sua maior experiência acadêmica foi na Universidade de Leeds, onde se dedicou à elaboração de cursos noturnos para a classe trabalhadora. Desta experiência, ao lado de Raymond Williams e Richard Hoggart, nasceram as raízes teóricas dos chamados Estudos Culturais. É neste momento que o historiador reflete sobre a natureza da pedagogia, pretendendo, com estas meditações, possibilitar a transcendência dos padrões impostos pela elite.
Thompson desejava estabelecer uma interação mais flexível entre aprendizes e mestres, subvertendo assim as metodologias desenvolvidas nas escolas convencionais. Ele tinha fé no potencial do aluno como o