costa do ouro, do marfim e dos escravos
O termo a ser apresentado teve formas diferentes a ser posto em pauta, pois a arqueologia surgiu de inicio com uma auxiliar da historia em si, a mesma tornando – se matéria na qual se distingui da própria. Esse termo se tornou tão conhecido no meio tanto de intelectuais quanto, no meio cultural sendo representado em vários filmes , que o mais destacado sendo o personagem Indiana Jones , se tornando sinônimo de referencia arqueológica .
Arqueologia não e nada mais nada menos que uma disciplina cientifica, que estuda as culturas e os modos da analise de vestígios materiais, mas ainda hoje e considerada por muitos uma disciplina auxiliar da Historia, mas no século XX ganhou seu status próprio.
O campo arqueológico se divide em dois grandes blocos: Arqueologia pré-histórica e Arqueologia histórica. Enquanto o primeiro campo se dedica a estudar povos é períodos em que a escrita não existia o segundo diz respeito à pesquisa arqueológica sobre qualquer sociedade, em qualquer período histórico que possua escrita.
A Arqueologia é uma disciplina que envolve trabalhos de prospecção, escavação e eventual analises de informação recolhida para aprender mais sobre o passado humano. Na maioria das vezes, a arqueologia depende de investigação multidisciplinar, baseia-se também em conceitos de variadas áreas de conhecimento ciências como informação, química, estatística, paleocologia, paleontologia, paleocologia e paleoetmobotanica.
Surgiu como ciência ou disciplina auxiliar da historia, no século XIX, onde o interesse renascentista pela cultura Greco-romana clássica levou a formação de museus e coleção de antiguidades, tal coleta de objetos, todavia, estava ligada principalmente a historia da arte e tinha preocupações apenas estéticas com relação a seus achados Greco-romanos. No século XVIII surgi a primeira grande contribuição medotologica á Arqueologia, nesse momento os achados começarão a ser primeira estudada a partir da sua localização no solo aonde esta