cosse
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
Recomendações para a
Escrita de um Relatório
Nº aluno − Nome do aluno
Nº aluno − Nome do aluno
Nº aluno − Nome do aluno
Grupo
Turno (hora, dia da semana)
Docente
18 de Fevereiro de 2006
I. Introdução
Um relatório é um documento técnico, descrevendo um problema e o trabalho realizado para o resolver; deve ser completo, preciso e conciso:
− Completo: deve formular e enquadrar o problema estudado, e incluir toda a informação sobre os resultados obtidos, como foram obtidos (métodos, equipamentos e circunstâncias) e como se interpretam.
− Preciso: deve dar informações e fazer críticas qualificadas e objectivas.
− Conciso: deve dar exclusiva, directa e claramente informação sobre o assunto de que é objecto. II. Objectivo
O objectivo principal deste documento é ajudar os alunos a cuidar na apresentação de um relatório.
As recomendações formuladas foram estabelecidas para sistematizar e uniformizar a forma de apresentação dos trabalhos de laboratório na disciplina de Instrumentação e
Medidas.
III. Estrutura do Relatório
A estrutura do relatório deve ser a seguinte:
1) Página de capa, contendo instituição, título do trabalho, autores, local e data.
2) Introdução: deve descrever, de forma sucinta, os objectivos ou o problema em estudo, e enunciar os principais métodos que são utilizados no relatório.
3) Texto base: este pode estar dividido em secções e subsecções, de forma equilibrada, cada uma contendo partes relativamente separadas do trabalho, que incluam os aspectos teóricos envolvidos, os métodos, procedimentos e equipamentos utilizados, descritos de um modo que o leitor perceba o que foi feito e a forma como foi efectuado. Para um documento com 15 páginas, não se justifica nunca o uso de subsecções.
4) Conclusões: devem estar suportadas nos principais resultados do trabalho que são apresentados e não em outros, hipotéticos ou não