Cosméticos Corporais de Grau 1
QUIMÍCA – IPOJUCA
COSMÉTICOS CORPORAIS DE GRAU 1
Álvaro Gustavo
Deyvison Kerven
Mateus Gouveia
Nathalya Layse
Talyta Leite
Francisco Sávio
Controle de qualidade
Ipojuca – PE / 2014.1
Introdução
Segundo nossa agência reguladora a ANVISA, os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes podem ser divididos em duas categorias, grau de risco 1 e 2. Nesse trabalho abordaremos sobre os cosméticos corporais de grau 1.
Os produtos grau 1 são aqueles que possuem propriedades básicas, que não precisam de informações detalhadas quanto ao seu modo de uso e restrições, como exemplo temos os xampus, condicionadores, hidratantes corporais, maquiagem, esmaltes e outros. Essa definição é importante, pois nos orienta sobre os ricos atrelados aos produtos cosméticos que usamos no dia a dia.
Dos Produtos Grau de Risco 1
Produtos classificados como grau de risco 1 (ou Categoria 1) são produtos cujas formulações cumprem com a definição adotada na RDC 343/05 para Cosméticos e cujas propriedades e características não demandam informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características e composição simples do produto. Exemplos: Xampus e Condicionadores simples, espuma de barbear e loções pós barba, produtos para maquiagem, cremes e loções corporais com finalidade de hidratação e refrescância sem vitaminas e filtros solares, produtos sem apregoar ação “anti” na rotulagem (anti-caspa, anti-rugas, anti-envelhecimento, etc.).
Produtos classificados como Categoria 1 não são registrados na ANVISA. Eles são “Notificados” através de um dossiê simples contendo informações básicas sobre o produto (composição, dados físico-químicos, dados microbiológicos, Certificado de Venda Livre, etc.), sem o pagamento de qualquer taxa para a ANVISA. Geralmente, tais produtos podem ser