Cosmogonias sumérias
SUMÉRIA
Beatriz Matias nº5 7ºc
Foi nu sul da Mesopotâmia a partir possivelmente no começo do quinto milénio antes de Cristo, foi a primeira civilização que tentou encontrar uma explicação para o existência da terra, o céu e tudo o que existia na superfície da terra, incluindo a própria raça humana.
Em sua tentativa de justificar a existência da Terra e da vida sobre ela criou como um grande panteão divino que abrange tudo o que a mente humana não pode explicar. Os sumérios praticavam uma religião politeísta, com deuses antropomórficos divididos em três classes: divindades primordiais criativas, celestiais e divindades terrestres que são deuses que representam as forças da natureza ou que agem como protetores de cidades ou grupos.
Muito poucos mitos religião suméria aparecem em muitas religiões semitas do Oriente Médio, como os relatos bíblicos da criação do homem e do dilúvio universal. Além disso. grande parte do panteão sumério foi aceito e adaptado às suas próprias crenças arcádios, babilónios, assírios, caldeus e sírios, etc, todos de raça semítica. A criação do universo.
.
De acordo com as tradições sumérias, inicialmente havia apenas caos e primordial oceano chamado Nammu relatam que, em um dado momento, abriu espontaneamente gerando céu deus An, a deusa da Terra, Ki e Enki, deus o mundo aquático. An e Ki permaneceram unidos sem separação entre eles e sua união nasceu Enlil, deus do ar, ou a atmosfera, o que causou a separação entre eles dando origem ao dia. Enlil, eventualmente, tornou-se o deus principal e que controlava o sagrado ou conjunto de regras que regem o funcionamento das coisas físicas, da ordem e das leis sociais. Os deuses viviam em Dilmun, morada dos deuses, e foram os arquitetos da vida animal e vegetal..
Outro mito da criação Suméria
Esta versão narra a origem do mundo e da vida um pouco diferente. Nele, o universo surgiu quando Nammu, um abismo sem forma, se enrolou sobre