Cosmeticos organicos
25.05.2008
Os ingredientes orgânicos são difíceis de encontrar, e elevam o preço dos cosméticos em 30% com relação ao produto tradicional
Uma empresária percebeu o interesse do consumidor por produtos naturais, e saiu na frente. Geysa Belém lançou uma linha de cosméticos só com ingredientes orgânicos - produzidos sem o uso de produtos químicos. São xampus, cremes, sabonetes, hidratantes, entre outros. A matéria-prima vem da Amazônia.
“Manteiga de cupuaçu, que é super hidratante, o óleo de andiroba, que é muito utilizado como cicatrizante pelos índios, temos castanha do Brasil, o Brasil Nut, que é um produto de grande poder hidratante. A nossa Amazônia é riquíssima em produtos, em ingredientes, que vão fazer um diferencial para o consumidor”, conta a empresária Geysa Belém.
A fábrica existe desde 1994. Em 2004, a empresária apostou na linha com ingredientes orgânicos. Desde então, as vendas aumentam 30% todo ano. Hoje, a produção é de 20 mil unidades de cosméticos por mês.
A empresária desenvolve os cosméticos num laboratório. É a parte mais difícil. Ela demora dois anos para lançar uma linha de produtos. E chega a fazer 50 amostras de cada item, até chegar à fórmula certa.
Geysa é engenheira química e cuida pessoalmente dos testes. Em cada formulação, vão 14 itens. Lá, o desafio é fazer os produtos só com ingredientes naturais.
“A quantidade de ingredientes orgânicos certificados é muito limitada, então nós temos que trabalhar com o que existe hoje no mercado. Não temos referência em termos de conservantes naturais, estamos usando isso pela primeira vez. Então toda a parte de pesquisa está sendo desenvolvida por nós”, conta Geysa.
Veja como montar uma empresa de cosméticos orgânicos. O investimento é de R$ 80 mil. Equipamentos necessários: tanque de fabricação, misturadora e envasadora. É preciso contratar um técnico para desenvolver os produtos. Segundo a empresária, boa parte do dinheiro é gasto em