Conclusão
Considerando-se as diversas causas que podem interferir no processo ensino-aprendizagem, investigar o ambiente no qual a criança vive e a metodologia abordada nas escolas é importante antes de se traçar o enfoque terapêutico, uma vez que a criança pode não apresentar o distúrbio de aprendizagem, mas apenas não se adaptar ou não conseguir aprender com determinada metodologia utilizada pelo professor, como também a carência de estímulos dentro de casa. Por outro lado, muitas crianças podem não apresentar nenhum fator externo a ela e mesmo assim não conseguir desenvolver plenamente suas habilidades pedagógicas.
O aluno com dificuldade de aprendizagem pode exigir um atendimento variado, incluindo: aulas particulares, aconselhamento profissional especial,desenvolvimento de habilidades básicas, assistência para organizar e desenvolver habilidades de estudo adequadas e/ou atendimento psicopedagógico.
Para melhoria no desempenho do aprendente F. S. S algumas recomendações são necessárias:
A família deve estabelecer um horário e um local apropriado para estudo do aprendente; As atividades de casa devem ser realizadas diariamente e com acompanhamento, a fim de melhorar o rendimento escolar do aprendente;
Nos finais de semana ou outro dia de folga da família deve-se oportunizar atividades de lazer a fim de proporcionar momentos de descontração e socialização do aprendente;
28
O aprendente deve ter acesso a livros, revistas, compartilhar leituras em casa e na escola;
Mudança do local onde o aluno senta, procurando que ele sinta-se incluso na turma. Uso de recursos didáticos atraentes que despertem nas crianças o desejo de aprender. Envolver o aprendente nas atividades que exijam o uso de práticas sociais do uso da escrita como, por exemplo: lista de compras, aviso para mãe ou professora, leitura de um papel de água ou luz, etc.
Solicitar que o pai se faça presente em momentos importantes da vida