Coréia do Norte dados gerais
FACULDADE MINEIRA DE DIREITO
CURSO: DIREITO - PERÍODO: 1./MANHÃ
DISCIPLINA: FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEPORÂNEO
PROFESSORA: ANA MARIA COUTINHO
ALUNA: AMANDA BATISTA PEDROSA.
Parte individual do trabalho acerca da Coréia do Norte.
Localização e história da repartição:
A Coréia do Norte está localizada no externo oriente da Ásia, banhada pelo oceano pacífico e limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. A capital é Pyongyang.
A divisão entre Coréia do Norte e Coréia do Sul ocorreu após a desocupação do Japão do país, o qual passou a ter sua região superior comandada pelos soviéticos e a inferior, pelos americanos.
Relações exteriores:
A Coreia do Norte há muito mantém estreitas relações com a China e com a Rússia. A queda do comunismo em 1889 resultou em uma queda devastadora da ajuda da Rússia à Coreia do Norte, embora a República Popular da China continue a fornecer ajuda substancialmente. O país continua a ter fortes laços com seus aliados socialistas do Sudoeste da Ásia, como o Vietnã, o Laos e o Camboja. A Coreia do Norte começou a instalar uma barreira de concreto e arame farpado na sua fronteira ao norte, em reposta ao desejo chinês de reduzir os refugiados que fogem do governo norte-coreano. Anteriormente, a fronteira entre a China e a Coreia do Norte era fracamente patrulhada.
Como resultado do programa de armamento nuclear norte-coreano, o Grupo dos Seis foi estabelecido para procurar uma solução pacífica para o mal-estar crescente entre os governos de ambas as Coreias, a Federação Russa, a República Popular da China, o Japão, e os Estados Unidos. Em 17 de julho de 2007, inspetores da ONU verificaram o encerramento de cinco instalações nucleares norte-coreanas, segundo um acordo feito em fevereiro de 2007. Em 4 de outubro de 2007, o presidente sul-coreano Roh Moo-Hyun e o líder