CORTE E ATERRO
A terra é um material que resulta da ação do intemperismo sobre as rochas.
Há muitos milhares de anos, o magma terrestre foi trazido à superfície através de vulcões e fendas abertas na crosta terrestre. Esse magma incandescente, com mais de 1.000 graus de temperatura, espalhou-se sobre a superfície, às vezes em camadas finas e às vezes em camadas grossas, levando, às vezes, milhares de anos para esfriar, vindo a formar as rochas ígneas. Basicamente podemos considerar dois tipos de resfriamento: O resfriamento rápido e o resfriamento lento.
No resfriamento rápido não há formação de cristais e os silicatos e óxidos solidificam como o vidro resultando em um material homogêneo, extremamente duro e vítreo, textura afanítica, isto é, que não se consegue visualizar as partes. O BASALTO é um bom exemplo desse tipo de rocha.
No resfriamento lento há formação de cristais como os de quartzo que apresenta uma textura fenerítica, isto é, os cristais são visiveis a olho nu. Quanto mais demorado maiores serão os cristais. O GRANITO é um bom exemplo desse tipo de rocha. A cor branca indica presença de feldspato sódico (com Na) e a rosa de feldspato potássico (com K). As rochas ígneas como o basalto e o granito são amplamente empregadas para o calçamento do leito carroçável de vias públicas pela facilidade com que se obtém o paralelepípedo, através de um simples golpe de talhadeira no plano de clivagem da rocha, e não requerer equipamento nem mão de obra especializada para o seu assentamento, além de outras vantagens como não impermeabilizar o solo permitindo uma boa permeabilidade da chuva, o que diminui o risco de inundações. As rochas ígneas sofrem a ação das intempéries (sol, chuva, vento, geleiras, vegetação e animais) passando por uma metamorfose lenta, gradual e irreversível. Variações diárias de temperatura, a infiltração de água da chuva levando ácido úrico dos animais, a penetração das raízes das plantas, etc.