corrupção
Surgimento da Engenharia de Produção até os dias de hoje
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Metodologia Científica e Fundamentos da Engenharia, do curso de Engenharia de Produção, da faculdade Max Planck de Indaiatuba, ministrada pelo professor.
1.0. Epígrafe
“Aquele que vê o mundo aos 50 anos da mesma forma que o via aos 20 desperdiçou 30 anos de sua vida”.
Muhammad Ali
1.1. Resumo em língua portuguesa
A Engenharia de Produção surgiu no séc. XIX, junto com a Revolução Industrial, que através do surgimento de novas e poderosas máquinas movidas a vapor, proporcionou que quantidades maiores fossem produzidas ao mesmo tempo e com um custo reduzido.
Com a Revolução Industrial se espalhando pelo mundo e o crescimento da concorrência na fabricação de um mesmo produto, houve a necessidade de tornar a produção mais eficiente. Assim surgiu a Engenharia de Produção.
No começo do século XX, com o crescimento do consumo, a Engenharia de Produção se intensificou e começaram a surgir às primeiras faculdades de graduação nessa área.
O curso de Engenharia de Produção tinha como base na grade de ensino a Administração de Empresas e inicialmente Engenharia Mecânica. Pois almejava dois pontos de interesse: o conhecimento técnico, e as habilidades de gestão.
Como na época ainda não existia circuitos elétricos ou computadores, a preocupação da engenharia de produção era a implementação nas linhas de produção.
No Brasil a Engenharia de Produção começa a ser estudada e aplicada na década de 50, com a chegada das multinacionais ao país.
Muitas empresas tinham no seu grado de funcionários o cargo de Engenheiro Industrial, inicialmente estes profissionais vinham de outros países trabalhar como engenheiros, pois aqui não havia graduação para esta área, mas aos