Corrupção
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, pela professora Marta, com a intenção de nos elucidar acerca da corrupção no desporto.
A corrupção desportiva é um crime que sempre existiu e não é com a sociedade do presente que vai acabar, mas, no entanto, uma ação eficaz da justiça, poderá contribuir para o bem-estar do desporto, isto é, para a Verdade Desportiva.
Com a elaboração deste trabalho temos a intenção de vos mostrar: O que é a corrupção desportiva, os tipos de corrupção e quem a pratica, bem como as consequências de um ato corruptivo; A distinção entre erros de arbitragem e atos de corrupção; Como a lei pune a corrupção em casos desportivos; Um caso de corrupção desportiva.
Verdade Desportiva
Hoje em dia fala-se muito em Verdade Desportiva, e na verdade ela é fundamental para a concorrência leal e para a justiça nas diferentes atividades desportivas.
No entanto, quando o tema é abordado grande parte das pessoas associam-no imediatamente a questões de erros de arbitragem (nomeadamente no futebol), e quase todo o tempo e quase todas as discussões giram à volta desses pormenores.
“Temos alguns “termos” utilizados no mundo do esportivo onde encaixam perfeitamente neste tema da” Verdade Desportiva”, como por exempo:
1. Ética
É o domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto.
Os princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante.
2. Fairplay
O Fair Play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; engloba as noções de amizade, de respeito pelo outro, e do espírito desportivo, representa um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento.
O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras.