E-mail Marketing
Introdução
02
Tipos de e-mail marketing
Vantagens e desvantagens do e-mail marketing
Exemplos
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O e-mail marketing é o uso do e-mail como ferramenta de marketing directo, que permite gerar campanhas mais optimizadas, sendo possível analisar o seu retorno de forma mais concisa.
É uma geração de tráfego e, principalmente, no relacionamento com os clientes, as principais razões para isso são:
Agilidade: O e-mail é uma ferramenta ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno. Um simples clique na tecle “send” do software dispara o envio de milhares de e-mails que em segundos estão na caixa postal do destinatário. A resposta ao email marketing normalmente é imediata através da ação desejada ou simplesmente da confirmação de recebimento.
Mensurabilidade: É muito fácil medir o retorno do email marketing. As estatísticas de seu site vão lhe indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, compraram; quantas não desejam mais receber sua comunicação e solicitam a exclusão da lista, e diversas outras informações.
Interatividade: Um simples link no e-mail possibilita ao destinatário realizar uma ação como retornar uma resposta, visitar um site ou solicitar a sua exclusão da lista.
Alta Taxa de Resposta: Campanhas de email marketing sérias, com comunicação enviada para destinatários que autorizaram o recebimento (opt-in) tem altíssimos índices de retorno.
Tipos de e-mail marketing
Consoante a mensagem que queremos passar e a estratégia que temos, podemos utilizar diferentes tipos de e-mail marketing. Os tipos de marketing existentes são:
Anúncio
São e-mails’s que servem para dar a conhecer ao consumidor um novo produto, uma oferta, promoção, liquidação, etc. Esta mensagem deve ser fácil e directa, de forma a que o consumidor, em poucos segundos, compreenda o seu conteúdo.
Catálogo
Tem