Corrosão e degradação
Corrosão
A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxirredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar.
A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar.
CORROSÃO ELETROQUÍMICA
As reações que ocorrem na corrosão eletroquímica envolvem transferência de elétrons. Portanto, são reações anódicas (oxidação) e catódicas (redução)
O processo de corrosão eletroquímica é devido ao fluxo de elétrons, que se desloca de uma área da superfície metálica para a outra. Esse movimento de elétrons é devido a diferença de potencial, de natureza eletroquímica.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oxidação é um processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna.
A oxidação ao ar seco não se constitui corrosão eletroquímica porque não há eletrólito (solução aquosa para permitir o movimento dos íons). Sendo Portanto Corrosão Química
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exemplos de alguns metais com maior potencial de oxidação: Ferro, estanho, alumínio, cobre.
Metais com menor potencial de oxidação: Ouro e platina.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PRINCIPAIS