AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2014 E OS PARTIDOS POLITICOS
DIREITO
Daniela da Silva Oliveira
AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2014 E OS PARTIDOS POLITICOS
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
Introdução
Este trabalho tem a intenção de mostrar a visão de cada partido político, suas tendências de direito e esquerda, como também mostrar a corrida pelas eleições 2014 no que acreditam e o que defendem os principais candidatos à presidência da república, seus planos de governo e seus projetos para um Brasil melhor.
1.0 Partidos Com o fim da ditadura militar (1964-1985), surgiram vários partidos políticos , e outros que se encontravam na clandestinidade voltaram a funcionar.
Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro ). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos.
Atualmente existem 32 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Abaixo estão os principais partidos políticos em funcionamento na atualidade e suas principais ideias e características.
PDT - Partido Democrático Trabalhista
Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. De tendência nacionalista e socialdemocrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestas regiões, tem o apoio de uma significativa base eleitoral popular. A principal figura do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como ideia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações. Presidente